O que é e qual o salário de um designer de interiores?

A decoração é uma das partes mais importantes de um ambiente, independentemente de qual seja o seu objetivo. Isso porque, além de levar um ar diferente para o local, proporciona também uma melhor qualidade de vida.

E é por isso que o designer de interiores é um profissional tão importante, pois é ele quem tem em mãos o poder de levar o diferencial que cada ambiente em específico precisa.

Você sabe o que faz um designer de interiores e qual é o salário que ganharia caso queira se formar na área? Continue lendo a seguir.

O que faz um designer de interiores?

O designer de interiores é o profissional que atua na concepção de ambientes residenciais e comerciais e possui a arte de tornar os ambientes mais aconchegantes, confortáveis, bonitos e funcionais. 

Um bom designer consegue, facilmente, fazer com que uma grama sintética para jardim seja o ponto alto de um ambiente. 

Algumas pessoas tendem a assimilar o designer de interiores ao arquiteto, e por mais que sejam duas áreas complementares, são coisas distintas.

O arquiteto se encarrega de aspectos estruturais de um projeto, como: levantamento da obra, recuos, disposição predial etc. Agora, o designer de interiores, tem como foco a parte interna desses projetos, que geralmente é realizada em um momento mais avançado da obra, na etapa final. 

São diversos os tipos de negócios que um designer de interiores pode atuar. Desde empresas privadas a órgãos públicos até como autônomo abrindo o próprio negócio.

O que é preciso para ser um designer de interiores?

Com a profissão regulamentada no ano de 2017, para se tornar um designer de interiores é necessário realizar um curso que o capacite como profissional. 

Esses cursos são encontrados em diferentes graus: bacharelado e tecnológico no nível superior, pós-graduação e cursos técnicos de nível médio.

Os cursos tecnológicos duram entre 2 e 3 anos, já o bacharelado leva 4 anos para ser concluído.

A maior parte das graduações de Design de Interiores oferecidas no país formam tecnólogos, e para que o diploma tenha validade e possibilite exercer a profissão de forma legal, é preciso que a instituição que emitiu o certificado seja reconhecida pelo Ministério da Educação. 

Qual o salário de um designer de interiores?

Não existe um piso salarial ou salário mínimo para um designer de interiores — principalmente no começo da carreira. 

A remuneração varia, basicamente, de acordo com a localização do local de trabalho, do tipo de projeto, perfil do cliente, formação e experiência no mercado.

No entanto, de acordo com algumas pesquisas realizadas por sites especializados, a média salarial do designer de interiores, em 2021, é de R $2.840,70, com uma média salarial que fica em R $3.414,49 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais.

A quantia recebida vai depender da carga horária do profissional, da empresa em que trabalha, região onde trabalha e a quantidade e qualidade dos projetos executados. 

Deixe um comentário